Natação

Natação Infantil

Desde cedo todas as crianças devem ser incentivadas a exercerem algum tipo de atividade física, pois as vantagens da pratica são diversas. A natação é uma excelente dica, seus benefícios proporcionados pela prática da atividade física são: melhora da capacidade cardiorrespiratória, tônus muscular, coordenação, equilíbrio, agilidade, velocidade, força, desenvolve habilidade psicomotora como lateralidade, as percepções tátil, auditiva e visual, autoconfiança e sociabilidade.

A pratica também melhora a resistência do organismo e ajuda na prevenção e recuperação de doenças como bronquite, asma e problemas ortopédicos.
 

Bebês
Iniciação/Aperfeiçoamento
Adaptação/Sobrevivência

Dizem que os bebês devem ser estimulados a nadar o mais cedo possível para que não percam o reflexo natural com que nascem, pois até os 4 meses eles preservam o instinto para nadar.A natação para bebês além de um exercício saudável traz inúmeros benefícios:
  -Desenvolve a coordenação motora
  -Ativa a circulação sanguínea
  -Proporciona um equilibro estrutural e corporal
  -Aumenta a capacidade cardíaca e pulmonar
  -Fortalece o corpo
  -Favorece a mobilidade das articulações
  -Ajuda o bebê a ter um sono reparador e tranquilo

ADAPTAÇÃO PSICOLÓGICA: visa familiarizar o aluno ao meio líquido de uma maneira mais lúdica, através de jogos e brincadeiras que busquem contato direto com a água.

ADAPTAÇÃO FISIOLÓGICA: visa ambientar o aluno a partir da imersão (mergulho) do rosto e/ou cabeça. Nesta fase, inicia a respiração principalmente a expiração que favorece tremendamente o acesso ao fundo. Esta fase depende muito de um bom trabalho durante a fase de adaptação psicológica.

SOBREVIVÊNCIA: Deslocar-se em qualquer posição – ventral, dorsal, vertical ou lateral – e movimentar braços e pernas, não havendo necessidade da caracterização dos nados competitivos.

Fase de início da caracterização dos nados competitivos, como crawl, costa, peito e borboleta. É também nesse momento que as atividades motoras relacionadas à coordenação mais fina exigem dos alunos maior capacidade de compreensão dos conceitos e noções espaciais do meio líquido. Movimentos nas várias direções estimulam a percepção de futuros gestos dos nados competitivos.

Alem das habilidades aquáticas,destaca-se nessa fase o desenvolvimento aeróbico e a sobrevivência.